Postagens mais recentes

sexta-feira, novembro 18, 2011

Por que não consigo me concentrar?


    Hoje, falaremos de uma infeliz falha em nossa concentração que não nos deixa aprender por que sentimos dificuldade de fazer entrar as matérias na mente. posso dizer que há muitos fatores que inibem a concentração de um estudante dentro de um determinado ambiente de estudos. musica, nem que seja baixa, conversa paralela entre grupos, chiados de porta abrindo e fechando, ruídos de arrastar cadeira prá - lá e pra cá, passa passa de pessoas de um lado para o outro. enfim, são diversas as fontes de distração que podem ocorrer e detonar nossa capacidade de concentração. 


     Mas, além dessas, há ainda outras fontes de distração que não estão no nosso mundo externo a nossa volta. infelizmente, também há aquelas distrações que estão lá no mais infinito da nossa mente. aqueles problemas que nos tiram o sono de noite, como a dívida do aluguel que está para vencer, o risco de ficar desempregado, o medo de não ir bem em deterninado exame que será primordial para nosso estudo. 

    Essas fontes de distração, infelizmente, não podem ser evitadas, e a maioria das pessoas acaba tendo que encontrar um tipo de solução para conseguir estudar. mas, é claro, é dificil concentrar assim. algumas pessoas acabam sendo guerreiras e lutadores de garra e ainda conseguem ser aprovadas em concursos, mesmo usando tecnicas de associação para tentar memorizar. mas é raro isso acontecer. afinal, a concentração é a palavra chave para poder extrair de um texto tudo que há de mais oculto nele.

     No mundo atual, principalmente, entre os adolescentes há um tipo de distração que é comum entre eles: como a adolescência é uma fase terrível de dúvidas, a maioria mesmo não tendo casa pra cuidar, contas pra pagar, filhos para se preocupar, acham que tem problemas sérios, e isso acaba afetando a concentração deles. pois, como eles não tem problemas de verdade como os adultos tem pra resolver eles acabam sendo criativos e criam seus próprios problemas: é um ficante que conheceu na balada e não sai da cabeça, é o namorado que foi viajar e  não deixou, mas ele foi; é a mãe que não os deixa sair; é o pai que não dá dinheiro e por aí vai.

      Todos esses inconvenientes ficam na cabeça dos adolescentes e adivinha. quando sentam na cadeira pra estudar. não vem nada, bom, as vezes, vem aquela musiquinha que eles tanto curtem, vem os comentários que ouviram a respeito de celebridades, vem os assuntos mais comentados no mundo como a construção do estádio de futebol pra copa no Brasil, vem as tabelas de jogos dos campeonatos de futebol. só o que não vem é o interesse pela matéria que está na sua cartilha a sua frente e ele tem que estudar.

       Uma maneira bastante criativa para ajudar a concentração é ver o estudo não como algo chato e insuportável, mas, como algo que é divertido. já pensou em criar um jogo de perguntas e respostas com as materias de classe e tentar respondê-las em grupo?, essa é uma boa maneira de começar a achar o estudo divertido. mas só cuidado pra não cair na brincadeira demais e não levar a sério o estudo que esse é o principal objetivo dessa brincadeira.

      Devemos começar a gostar de estudar, nem que seja pouco a pouco, ATENÇÃO: não precisa se tornar um amante da matemática e nem do português, assim da noite pro dia. passe a gostar da matéria aos poucos, veja diversão em aprender. mas, o principal, brinque, tenha suas horas de lazer, mas na hora de estudar, limpe a mente, reserve um momento do dia só para os estudos. diga pra você mesmo que vai se conceder um tempo de lazer em que poderá aproveitar cem por cento. mas que, na hora de estudar terá que aproveitar o tempo mantendo a mente limpa, para não prejudicar a concentração.

       Para haver concentração cem por cento, é necessário não estar estudando por obrigação, mas por gostar do que está fazendo. fazer do estudo uma diversão em que tenha prazer em querer saber sobre o assunto, vai ajudar a concentrar. além disso, para os adeptos à ideia do jogo de perguntas e respostas, aqui vai um conselho: se gostarem do jogo, o que acredito que é cem por cento de chance, quando se habituarem a fazer isso, quando perceberem já estarão gostando de estudar. 

      Lembre-se: para uma boa concentração: livre o ambiente de estudo de qualquer distrações, e procure estudar gostando da matéria, e fazendo a como diversão e não como obrigação.

2 comentários:

brisa48@bol.com.br disse...

BOA TARDE
FERNANDO ADOREI A SUAS DICAS.PARABÉNS.VIM TE PEDIR PARA DEIXAR A DATA DO SEU ANIVERSÁRIO PARA EU COLOCAR NA MINHA AGENDA. UM ABRAÇO. FICA COM DEUS.
BJ
BRISA

Fernando Almeida disse...

Olá Brisa

Obrigado por visitar meu blog


a propósito a data é 06/09 .


uma data muito importante pra mim, pois, foi o dia que eu nasci e comecei a fazer parte desse mundo.

abraços e beijos

Fernando

Top Postagens Mais Acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...