Postagens mais recentes

quarta-feira, setembro 21, 2011

Outros métodos de estudo

    O mais importante em seu estudo, é a forma como você aprende.

    Se a técnica que seu colega utiliza dá resultados para ele mas não dá para você, ESQUEÇA-A, mesmo que àquela pareça a mais adequada.  Se uma forma de estudo funciona para você, mesmo que para os outros, pareça inadequada, ADOTE-A COMO A SUA TÉCNICA DE ESTUDO e isso é muito importante.
   
   Para que seu estudo seja eficiente, você precisa aliar algumas técnicas básicas, como estar motivado, sentir amor pelo que está estudando, ser curioso e acumular conhecimentos.
Você está motivado se estiver fazendo o que gosta, ou seja, neste caso, estudar para ter um futuro brilhante.  Se você não gosta do que está fazendo ou estudando, esqueça tudo e vá fazer outra coisa.  Neste caso, estar motivado para o estudo, fará com que o aprendizado venha naturalmente.
Sinta amor por todas as matérias que você precisa estudar, mesmo aquelas que (até ontem) você não gostava.  Gostar do que se faz já é mais do que “meio caminho andado”.
“Gênio é uma pessoa normal que trabalha no que gosta”.
..... e se o “não gostar” for insistente, alie-o  simultaneamente com coisas que você gosta.  Experimente estudar uma matéria (que não gostava), comendo um chocolate.
Você não gosta de uma matéria porque a aprende.  Você aprende a matéria porque gosta dela.  Se você quer começar a aprender uma matéria, comece por aprender a gostar dela.
A curiosidade levou à glória, muitos gênios da nossa história  Nunca fique com dúvidas.  Procure as respostas em livros, revistas e principalmente, pergunte a seu professor.  Não se intimide de fazer uma pergunta, mesmo que a mesma pareça sem nexo.
A única pergunta idiota é a que você não faz.
Preste atenção e, principalmente, dê importância a todos os assuntos voltados para seu estudo.  A sua mente registra primeiro a importância que você dá a determinada coisa  Não basta você dizer para si mesmo que irá “ficar atento” às aulas se você não dá a devida importância a elas.
Quanto mais você estuda, mais conhecimentos são armazenados.  Não esqueça, porém, que nunca se deve querer estudar “decorando” os conteúdos.  Os mesmos devem ser aprendidos.  Desta forma, o conhecimento irá se fixar em sua memória e, quando você precisar deles (numa prova), eles virão naturalmente.
Você já deve ter-se deparado com o edital de um concurso e pensar:  “Quanta matéria!  Não terei condições para me preparar com tanto conteúdo”.  Não diga frase igual ou semelhante .  Conforme já mencionamos em tópico anterior, o seu cérebro tem capacidade para uma quantidade infinita de informações, afinal, é correto afirmar que “O saber não ocupa espaço”.
O que  você precisa fazer, é olhar o edital como se fosse um quebra-cabeça montado.  Você já reparou que fica muito mais fácil montar o quebra-cabeça quando você, primeiramente o vê montado?
No exemplo que estamos utilizando, o edital, é a mesma coisa.  Olhe-o primeiramente “no todo”, estudando os princípios de cada matéria, as fórmulas e conceitos básicos, lendo livros bem elaborados e finos, resumos, apostilas.  Quando você já tiver estruturado o edital como um todo, vá para as partes, para os detalhes, para as relações que muitas matérias tem entre si.  É o mesmo que estudar o Mapa do Brasil, se você já conhece os contornos dos Estados.
Olhar o todo, dando posteriormente atenção “para as partes”, tem enorme importância para “os registros mentais”, uma das formas de recuperar informações na memória.
Não se assuste se, no início de seu estudo, você tiver a impressão de que está em meio a um emaranhado de informações, dando a impressão de que você não irá “se achar” nunca.  Isto acontece com qualquer pessoa que começa a estudar.  Isto é apenas uma fase e passa.  Se você não passar por ela não irá aprender.  Aos poucos tudo se tornará mais claro e seus conhecimentos irão sedimentando-se cada vez mais.  Você começará a fazer relações sobre todos os assuntos e passará a compreender o que, lá no início, parecia uma “sopa de letrinhas”.
Voltando ainda para o exemplo do quebra-cabeça:  os primeiros encaixes das peças dão muito trabalho.  Você já reparou que a montagem da metade dele, consome mais ou menos 80% da montagem total?  E que tão logo consigamos ultrapassar da metade, o restante se encaixa rapidinho?  Assim é com seu estudo e em qualquer processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Top Postagens Mais Acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...