Postagens mais recentes

quarta-feira, setembro 21, 2011

Tempo dispensado para o estudo

Você irá dispensar um tempo considerável para o estudo, sacrificando horas de lazer, de passeios, de namoro, de diversão e de tantas outras coisas que todos nós gostamos de fazer, dia após dia.
 Pense, porém, que tão logo você consiga ser aprovado em um concurso, você poderá retomar todos os demais compromissos, que durante o tempo de estudo, você deixou para trás.  Melhor ainda, com dinheiro no bolso.
Além de todo o esquema que você montou para estudar diariamente, você poderá agregar um tempo maior, se pensar que gastamos tempo considerável para executar outras atividades inerentes ao nosso dia a dia.
Ex.:  Se você precisa de 01 hora diária para se deslocar até seu trabalho (ida e volta), você poderá aproveitar este tempo “ocioso” para ouvir o resumo da matéria que você está mais “fraco” através do gravador (fita esta que você mesmo irá gravar).  No final de uma semana (5 dias úteis), você terá agregado mais 5 horas de estudo.
É extremamente salutar e desestressante, fazer caminhadas diárias, até para “desopilar” um pouco do estudo.  Enquanto você caminha (o ideal são 40 minutos diários), você, ao invés de ouvir aquele último  lançamento em cd que você ganhou do(a) namorado(a) (ouça quando estiver junto dele ou dela) e aproveite este tempo para ouvir outra matéria que gravou anteriormente.  No final de uma semana, você terá estudado mais 03h20min.  Se somadas àquelas do deslocamento diário para seu trabalho, serão somadas ao seu estudo semanal, mais 08h20min de estudo.
O banheiro, é considerado por muitos mestres, como o “santuário do saber”.  Leve para dentro dele um livro, uma apostila, um resumo.  Deixe a “Caras”, a “Capricho”, a “Quatro Rodas” para quando você  já tiver sido aprovado.  O box é ideal para você revisar fórmulas e conceitos enquanto toma banho.  Se molhar, faça outro.
As filas que seguidamente temos que enfrentar, “andam” mais depressa se você estiver envolvido com seu estudo.  A espera em consultórios médicos deve ser aguardada com um livro na mão e não com aquelas revistas amassadas, rasgadas e desatualizadas.
Se a sua atividade de trabalho está voltada ao ensino, adapte os textos que você ministra em aula, para assuntos voltados à área jurídica (obviamente que assuntos que interessem aos seus alunos).  Desta forma, você estará exercitando seu estudo enquanto trabalha.
Se você está na faculdade ou fazendo um curso preparatório, em aula, preste atenção.  Se o professor faltou, não vá para os corredores jogar conversa fora, estude!  Se a aula é uma droga, estude!  Quando terminar o intervalo, volte para a sala e estude!
Outras formas para se ganhar tempo:
Se você já agendou todo o seu dia com as horas dedicadas ao estudo e demais atividades e, realmente não consegue encontrar mais alguns minutos para que possa estudar, então não despedisse os demais que o envolvem com outras atividades:
  •  Com os banhos longos;  
  • Gastando quase uma hora com os cabelos, escolha de roupas, maquiagem, etc...
  •  Com longas conversas ao telefone.  O uso deste deve ser racionalizado ao máximo.  Peça para alguém da sua família atender às ligações e anotar os recados.  Dispense poucos minutos para retornar às ligações, isto quando for necessário.  Não fique “fofocando” com seu melhor amigo ou amiga, planejando o próximo ano. 
  • Converse com seus familiares durante as refeições, mas não estenda a conversa até o lanche da tarde; 
  •   No seu trabalho, e se isto for possível obviamente, aproveite os horários que você não tem nada para fazer (e isto ocorre muito), para estudar. 
  • Às visitas fora de hora, use a sua boa educação, dispensando-as com cordialidade.  Se mesmo assim elas não “se mancarem”, comece a falar sobre seu estudo e sobre temas voltados a ele.  Caso contrário, ser um bom anfitrião é desperdiçar tempo de estudo; 
  • Aos convites de casamento, aniversário, festas de amigos, salvo àqueles que não se tem como não comparecer, prefira ficar em casa estudando.  É melhor passar logo no concurso do que ser muito social e muito desempregado;
 Se você planejou estudar até às 18 horas, nunca fique olhando para o relógio vendo as horas “não passarem”.  O ideal é pedir para alguém lhe chamar às 18 horas.
Como você pode ver, o tempo dedicado para estudar não é algo objetivo nem estático.  O mais importante não é quanto você estuda, mas como você estuda.  Com organização e autodisciplina, é possível ganhar tempo.  Qualquer horário de estudo deve equilibrar flexibilidade e responsabilidade.


"O importante é isto:
Estar pronto para, a qualquer momento,
sacrificar o que somos
pelo que podemos vir a ser".
Charles Du Bois
 

Nenhum comentário:

Top Postagens Mais Acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...