Não veja seus colegas como concorrentes.
Quanto mais você ensina, mais você aprende. Emprestar seus resumos, suas anotações a seus colegas, não quer dizer que eles saibam mais do que você. Sua vantagem é o seu esforço para elaborar todas as anotações. Quem faz, exercita o ato de estudar. Seus colegas serão seus aliados quando você tornar seu estudo mais produtivo. Não basta apenas assistir aulas e ler livros. Para aprender, você terá que discutir a matéria, fazer redações, dar aulas, treinar provas orais, enfim, faça de seus colegas, seus companheiros de estudo, não os vendo como adversários.
Não deixe também de exercitar sua flexibilidade, pois durante um vendaval, as árvores mais rijas e inflexíveis são as que mais se quebram. O mesmo não ocorre com os galhos dos arbustos mais tenros, pois estes, se curvam ao vento.
Nunca diga que é “matéria demais”. Desta forma, você estará programando seu cérebro, limitando-o a uma determinada quantidade de informações, fazendo com que, em determinado momento, você realmente pare de aprender.
Seu cérebro pode armazenar uma quantidade de informações, que jamais você poderia imaginar. Fazendo uma analogia à capacidade de armazenamento nos winchesters dos computadores, você tem “espaço” em sua memória, para mais de 11.000 Gbytes, ou seja: tomando-se por base que os computadores atuais tem Hard Disks com 40 Gbytes cada, temos capacidade de armazenamento de informações em nossa memória, pelo equivalente a 275 PCs. Veja portanto que, espaço e capacidade existem. É necessário apenas saber utilizar este potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário