Postagens mais recentes

quarta-feira, setembro 21, 2011

Planejando o estudo


      Estudar não é decorar sem compreender. É uma arte que abrange o domínio de várias habilidades e algumas técnicas.

      Sob o ponto de vista do desenvolvimento cultural e humano, o objetivo principal do estudo é a formação integral do indivíduo, capacitando-o à uma vida com plenitude, tanto a nível individual como coletivo, uma existência ativa e consciente. Logo, estudar, visto sob esta perspectiva, não pode ser acumular dados no cérebro. Antes, é a habilidade de adquirir uma boa formação mental que possibilite apreender o mundo e interpretar a realidade. 
      
     Dentre todos, o fator mais importante é o "ambiente pessoal" ou a predisposição interior do estudante, que incluem: nível de motivação para o estudo, objetivo final ou o êxito desejado, a capacidade para confrontar os problemas e solucioná-los, a conscientização de que o estudo é uma verdadeira profissão e tem suas dificuldades.
Avalie suas qualidades e defeitos, suas facilidades e dificuldades.  Procure formas para superar defeitos e dificuldades.  Aproveite ao máximo qualidades e facilidades.  Aperfeiçoe-se pessoalmente adaptando-se às circunstâncias.
Montar um sistema de estudo, exige planejamento, exatamente como você faz quando monta o roteiro para uma viagem.  É fundamental definirmos a “bagagem pessoal” (aquilo que levamos em nós mesmos) e, “a situação da estrada” (facilidades e dificuldades que iremos enfrentar).
Há inúmeros fatores que inibem o desempenho do estudante, deflagrando a qualidade de estudo e de ganho de aprendizagem.  Faça uma auto avaliação, listando os defeitos que mais atrapalham seu estudo e, as qualidades que o facilitam.  É necessário julgar a si mesmo, sob pena de se perder considerável ganho de aprendizagem na administração pessoal.
“A vida é um espelho no qual refletimos a nossa imagem.”
Se conseguirmos superar nossos fatores inibidores pessoais, poderemos dobrar e até triplicar nosso rendimento no estudo:
  • Organizar-se no horário de descanso.  Durma o suficiente;Não perca o poder de concentração encontrando técnicas de estudo, como andar, repetir em voz alta e, principalmente, não se deixe levar pela “falta de interesse pela matéria” -  Passe a gostar dela;
  • Não desperdice tempo, comece agora!  Não deixe para iniciar seu estudo na próxima semana, quando iniciar o curso preparatório, após a novela  Quem quer começar, começa logo. 
  • Falta de tempo não é desculpa.  O mais importante é a vontade de ter tempo para estudar, o que exige algumas privações.  Lembre-se de que isto é temporário.Não deixe a preguiça tomar conta de você.  Mude seu comportamento.  Não “descanse em excesso”.  Tenha disposição para o trabalho e para o estudo.
  • Priorize seu estudo ao invés das longas conversas ao telefone, dos jogos, dos passeios prolongados.  Você terá tempo para tudo isto após ser aprovado no concurso 
  • Controle sua ansiedade, pois ela somente irá prejudicá-lo em seu desempenho.  Não apresse seu tempo, porque tudo na vida tem seu momento exato para acontecer. 
  • Não imponha-se  o dever de passar em um concurso ou prova.  Isto o deixará extremamente nervoso e irá perturbar seu desempenho.  A aprovação poderá vir na 4ª, 5ª ou 90ª tentativa.  O importante é não desistir!Não se preocupe com o grau de dificuldade das provas.  O que irá definir se as questões serão fáceis ou difíceis, será o que você sabe e estudou.
  • Para desistir, basta apenas um momento.  Persistir é mais difícil, pois depende da constância de seu objetivo, de seus ideais, de seus sonhos.  Nunca desista de seu propósito! 
  • Não encontre desculpas ou culpados se você não estiver, ainda, atingido seus objetivos.  Morar e trabalhar longe não são desculpas para não estudar.  A vida , os dissabores com amigos ou familiares não respondem questões nas provas.
  • Tenha sempre pensamentos positivos.  Se tudo estiver dando certo e se você está conseguindo ultrapassar cada etapa, não deixe aquele “anjinho mau” falar em seu ouvido:  “Isso não vai ser eterno.  Alguma coisa ainda vai dar errado....”, como pensa uma grande maioria de nós.  Programe-se positivamente, afinal, sucesso e felicidade também são para você


"Não me desencorajo,
porque cada tentativa errada descartada
é outro passo à frente".

Thomas Edison





Nenhum comentário:

Top Postagens Mais Acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...