Postagens mais recentes

quarta-feira, setembro 21, 2011

Um Projeto de Estudo

O futuro é um carro sem motorista em alta velocidade. Você tem que ser o motorista. Você tem que planejar. Tem que decidir qual  a direção que vai tomar.
É fundamental que você assuma o controle de seu futuro.  Decida qual é o destino para o qual você dirige. O segundo passo é assumir o controle de sua vida e planejar qual o caminho a ser trilhado.  É vital que você tenha um projeto e que organize um sistema eficiente de estudo.
Não adianta o candidato parar toda a sua vida e em pouco tempo, ficar estressado ou deprimido com um ritmo muito elevado de horas de estudo. Um sistema organizado e razoável permite em esforço dosado e contínuo.

Exercite suas atitudes e comportamentos, tais como:

1. Comprometimento com o estudo, sacrificando temporariamente o que se fizer necessário para chegar onde você quer. ao contrário do mero interesse por alguma coisa, significa querer com constância. David McNally diz que:
"compromisso é a disposição de fazer o necessário para conseguir o que você deseja".
O mesmo autor cita, ainda, a explicação de Kenneth Blanchard:
"Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados."
É o compromisso que fará sacrificarmos temporariamente o que for necessário para estudar e perseverar até chegarmos aonde queremos. Compromisso também pode ser entendido como perseverança, firmeza de vontade, constância de propósito, fortaleza.
Dizem que Thomas Edison só conseguiu transformar em realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de nº 10.000.  A cada fracasso, ele se animava a continuar tentando, dizendo que havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Assuma a responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistência.


2. Autodisciplina para submeter-se a regras de melhores escolhas.  Lembre-se que você é o responsável pelo seu futuro.
Um dos maiores atletas que conhecemos, Oscar Schimidt, ensina que a diferença entre um bom atleta e um atleta medíocre (mediano), é que este pára diante das primeiras dificuldades, ao passo que àquele, quando está cansado, dá mais uma volta na pista, e mais uma volta, e mais uma volta. Assim aos poucos, vai melhorando, minuto a minuto.
Ele, na verdade, indicou uma qualidade indispensável para um atleta e para se alcançar um sonho: autodisciplina. Ele também ensina que é preciso ter humildade, não se achar o melhor, pois, sempre se tem algo a aprender e a melhorar.
Autodisciplina é a capacidade da pessoa em submeter-se a regras, opções e comportamentos escolhidos por ela mesma, mesmo diante de dificuldades. Ela nos dará poder para renunciar, ainda que temporariamente, a prazeres menos importantes em favor da busca por prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser "mandados" por uma disciplina auto-imposta, são escravos ainda maiores da própria desorganização, preguiça ou falta de vontade.
3. Organização para estabelecer prioridades, aliando ao estudo, o lazer, o trabalho, a família, etc.
Quem começa a estudar deve planejar o desenvolvimento dos estudos: as matérias que precisa aprender, o material necessário, a administração do tempo etc..
Organizar-se é estabelecer prioridades. A conjugação do estabelecimento de prioridades (planejamento estratégico) com a autodisciplina (domínio próprio) e com a estruturação das atividades é a melhor forma de se obter tempo para estudar, para o lazer, descanso, família etc.
Aprenda a não deixar mais as coisas para a última hora, seja um trabalho, seja uma inscrição para um concurso. Deixar as coisas para o último dia é pedir para ter problemas e dar chance para o azar.  No último dia uma máquina quebra, alguém fica doente, ocorre um imprevisto, etc.
Organize-se.  Defina suas prioridades.  Discipline o seu tempo.  Estabeleça metas e cumpra-as.  Ao executar uma coisa, pense apenas nela.  Execute com alegria.
Estude com atenção, concentre-se, questione sempre que ocorram dúvidas.
Adapte-se a sua nova realidade  -  ESTUDAR!  Seja flexível.  A capacidade de adaptação será importante em toda a sua vida.
“a cabeça que mais se inclina em reverência,
é a que escapa da espada”

(provérbio chinês)

Nenhum comentário:

Top Postagens Mais Acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...